segunda-feira, 14 de julho de 2014

Descendentes brasileiros de Abraham Sênior/Fernando Nunes Coronel



No Brasil há descendentes do último rabino de Castela por parte de seus filhos Constança Coronel, em tradicionais famílias do Estado da Bahia (*), e João Peres Coronel (**), em famílias pioneiras do Estado do Rio Grande do Sul.
   

                Ilha de Itaparica, Bahia, Brasil.

Da tradicional família baiana Carneiro da Rocha, com origem em Ana de Menezes e Castro em Itaparica (que foi casada com Francisco de Abreu da Costa Doria), descendente de Constança  Coronel, vem nossa ascendência até o rabino Abraham Sênior/Fernando Nunes Coronel.

Também descende deste ramo baiano a celebre Condessa de Barral – Luisa Margarida de Barros Portugal, mulher de grande cultura e inteligência vivaz, educadora das princesas do Brasil. Segundo alguns historiadores, ela foi o grande amor de D. Pedro II, último imperador do Brasil, tendo notória influencia na Corte, fato que despertava ciúmes de ministros e conselheiros reais.
  
Mantendo intensa correspondência com a Condessa de Barral, mesmo após sua mudança  para a França, até o falecimento dela, Dom Pedro II morreu um ano depois, no Brasil, inconsolado, se lamentando da perda da grande amiga e confidente.

O conceituado genealogista brasileiro professor Francisco Antonio Doria (7), que pesquisou a genealogia de Ana de Menezes e Castro, descobriu que também o famoso cantor e compositor brasileiro Chico Buarque (Francisco Buarque de Holanda) também é descendente pelo lado baiano, da mesma Ana que viveu em Itaparica, por parte da filha Inácia, irmã de nosso antepassado Manuel de Sá Doria.



Somos descendentes de três filhos de Abraham Sênior/Fernando Nunes Coronel: 

Constança Coronel , João Peres Coronel e Iñigo Peres Coronel,  pelo lado de nossos antepassados maternos Luísa Anselmo Pereira Pinto (desc. João Peres Coronel), do Rio Grande do Sul, casada com seu primo de Salvador, Bahia, Almirante médico Luís Carneiro da Rocha (desc. Constança Coronel e primo da também baiana Condessa de Barral).

(*) Genealogia familiar do Estado do Rio Grande do Sul até João Peres Coronel, filho de Abraham Sênior e irmão de Constança Coronel e Iñigo Coronel:





César Machado
Você
Carmen Nogueira
your mother
S. D. A. Coelho
her mother
Catarina Coronel
his mother
Nicolau Coronel
her father
Abraham Senior Coronel
his father



(**) Nossa genealogia lado da Bahia (I) - Constança Coronel -, até Abraham Sênior:





Carmen Nogueira
your mother
Constança Coronel
his mother
Abraham Senior
her father

(***) Genealogia até Iñigo Coronel, ramo da Bahia (II): (irmão de Constança Coronel e João Peres Coronel)

Carmen  Nogueira
your mother
Brites Vaz Coronel
his mother
her father
her father

10 comentários:

  1. Boa tarde! Também estou em busca dos meus antepassados e me deparei com a dupla ascendência de Abraham Senior, tanto pelo lado de Inigo quanto pelo lado de Constança Coronel. A familia Ximenes Aragão se espalhou de Pernambuco para o Ceará, com ramificações no século XX para o RN (Mossoró).

    ResponderExcluir
  2. SHALOM! Também estou em busca de membros da Família SAMUEL,Judeus da Alzacia Lorena - França, pois nunca tive oportunidade de conhecer nem ao menos ler nas extensas listas telefônicas espalhadas pelos hotéis da Europa na década de 70 outros descendentes desta Família que leva o nome daquele que foi um dos maiores Profetas; comparado a MISHÉ Heresias 15:1. Shalom

    ResponderExcluir
  3. SHALOM! Também estou em busca de membros de minha Família SAMUEL, Judeus da Alzacia Lorena - França pois até hoje nunca tive oportunidade de conheçe-los. Shalom

    ResponderExcluir
  4. Olá! Obrigado pelo material! Na primeira genealogia, o tronco passa por João Carneiro da Fontoura. Ele era português e veio ao Brasil e tem sua maior descendência no Rio Grande do Sul. Existe um site maravilhoso onde um trabalho extenso foi realizado e que detalha praticamente todos seus descendentes: www.carneirodafontoura.com
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Os Correia de Queiroz também descendem do rabino Senior.

    ResponderExcluir
  6. Tam Bem descobri agora meus ancestrais vão até Constança Coronel. Gostaria de saber mais sobre essa genealogia, principalmente visualiza-la. Tem algo publicado?

    ResponderExcluir