sexta-feira, 14 de julho de 2017

Quem foi Abraham Sênior, o último rabino de Castela.


ABRAHAM SÊNIOR (notas 1 e 2), nasceu e faleceu em Segóvia, Espanha (1412-1493). A sua casa abriga atualmente o Centro Didático da Juderia de Segovia, onde se vê as iniciais AS:
 
   
 Grão-Rabino de Castela, Conselheiro da rainha Isabel e Encarregado das Finanças do Reino da Espanha, foi um banqueiro e político judeu de destaque no século XV. 

  Simon Wiesenthal (5) menciona a ingratidão e fraqueza de caráter deste rei espanhol com os judeus, que sempre o apoiaram e a seu pai.  O rei João de Aragão, pai de Fernando, mantinha um bom relacionamento com os judeus, tendo sido curado de uma cegueira pelo seu médico judeu.

   Fernando era um príncipe pobre e sem condições de se aproximar da princesa Isabela de Castela, que tinha fortes pretendentes, como os reis da Inglaterra e da França, que visavam uma união política com a detentora do reino de Castela.
  
   Quem ajudou o príncipe a se casar com Isabel foi Abraham Sênior, com o apoio da comunidade judaica espanhola. Como o seu pai mantinha um bom relacionamento com os judeus, era bem visto o apoio ao seu filho.

   Desde os recursos financeiros, até o encontro secreto com a princesa  na casa do rabino Abraham Sênior, para evitar opositores, e o rico colar oferecido de presente para conquistar Isabel de Castela, foram custeados de boa vontade pelos judeus da Espanha, esperançosos no bom reinado de Fernando. 

 Porém, ao invés de gratidão, após alcançar seu objetivo, o casamento com a princesa, que resultou na união dos reinos de Aragão e Castela, ocorreu algo inimaginável: tomado por uma cobiça insana, ingratidão e ódio injustificado, o rei Fernando decidiu perseguir o povo judeu. 

    Aliando-se a maus dirigentes da igreja católica, entre os quais o terrível e influente Torquemada, o rei Fernando passou a confiscar os bens, prender, matar e expulsar os judeus da Espanha.




    Quando o decreto de expulsão dos judeus da Espanha (31 de março de 1492) tornou-se do conhecimento geral, o rabino Abraham Sênior, juntamente com seu amigo Isaac Abravanel, correu até a rainha Isabel, implorando-lhe para poupar seu povo, revogando o trágico decreto, sem sucesso.

  Em 15 de junho de 1492, com oitenta anos, abatido e cansado, juntamente com seu filho, foi batizado em Valladolid, na presença dos monarcas espanhóis. 

  Adotou o nome cristão novo de'' ''Fernando Nunes Coronel'', e seu filho, o rabino Meier Melamed, o nome de Fernando Perez Coronel, tendo como “padrinhos” Isabel e Fernando de Castela.

Criptografia nos sobrenomes cristãos novos

  O sobrenome "cristão novo" do filho de Abraham, o rabino Meir Melamed, "Co-Ronel Perez" pode ser lido em uma mistura de castelhano e hebraico, como "cantando a Deus perecer", enquanto "Nunes Coronel" de Abraham Sênior, como "No-Nizco-Ronel" significando "lembre-se de cantar para Deus", em mensagens criptocrafadas fora do conhecimento dos reis da Espanha.

   Desde o dia seguinte ao seu batismo, suas altezas saíram e eles foram para a sinagoga secretamente, para orar com outros judeus (Martin MONTESDEOCA, 1556, citado em Eugenio Asensio, Delia Luisa López De León Fray Luis de Quevedo e hum outros estudos da Universidade de Salamanca, 2005, ISBN 8478008462, pg 56.

   Com a perversa e implacável perseguição da inquisição na Espanha (confisco dos bens, prisões e pena de morte na fogueira), idoso, doente e amargurado, Abraham Sênior falece no ano seguinte após a sua conversão e de seu filho, em 1493. 

  Morreu recitando o “Shema Israel“, oração milenar de fé do povo judeu (Sefarad Paul A. Chami, disse Ignacio López Calvo por Secret Crypto). 




8 comentários:

  1. Parabenizo-a por este brilhante artigo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Abraham, meu décimo segundo avô. É uma mistura de sentimentos ler a história dele, me aproxima de alguém que eu nunca poderia ter conhecido, que viveu antes de mim aqui nesse mundo, mas que deixa de herança pra minha família princípios inegáveis e bonitos.

    ResponderExcluir
  4. Sou descendente de Branca Dias. Nos documentos da Torre do Tombo ela é citada como Branca Dias Coronel. Há algum estudo conclusivo quanto ao seu grau de parentesco com Abraham Sênior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço qualquer genealogia e prova que a Branca Dias era descendente dele.

      Excluir
  5. Sou descendente de Branca Dias. Nos documentos da Torre do Tombo ela é citada como Branca Dias Coronel. Há algum estudo conclusivo quanto ao seu grau de parentesco com Abraham Sênior?

    ResponderExcluir
  6. Shalom. Sou descendente de Abraham Sênior. Em algumas fontes o Meir Melamed aparece como genro de Abraham. E os dois aparecem com os nomes Peres para Abraham e Nunes para Meir. E que Constança Coronel era filha de Abraham mas que não era casada com Meir e sim com Tomas da Veiga. Você poderia me ajudar a desvendar este mistério? Isso me interessa muito. Obrigado.

    ResponderExcluir